sexta-feira, 2 de março de 2012

Catequese Nacional e comunicação

 
BLOG DA CATEQUESE


Dom Paulo Mendes Peixoto*

Sinto que estamos dando um passo bastante significativo nos objetivos de nossa catequese. Ela supõe instrumentos eficientes por onde deve passar a Palavra de Deus, e levar os catequizandos ao encontro pessoal com Jesus Cristo. Digo que não bastam apenas os encontros catequéticos, realizados até semanalmente.
Está em andamento a construção de uma rede de comunicação feita através de blogs, pelo iter virtual. A iniciativa conta com o apoio da Comissão Nacional de Animação Bíblico-Catequética da CNBB e a assessoria técnica e a habilidade, nesta área da comunicação, do Joseilton Luiz de Oliveira, do Regional Nordeste II.
A ideia fundante é a seguinte: ter um blog nacional, interligado pelo blog de cada um dos 17 Regionais, e cada um destes, interligado com o blog de cada diocese de seu Regional. Assim sendo, formaríamos uma unidade de comunicação, podendo ter acesso seguro aos ricos materiais e iniciativas catequéticas em todo o país.
O mundo da cultura caminha por essa via. Está cada vez mais globalizado, e ligado, através da Internet. Não temos como fugir desta realidade. Temos, sim, que nos adequar, valorizando aquilo que ajuda, com eficiência, no processo da evangelização. Cada Igreja Particular precisa se organizar, favorecendo sua comunicação.
Batizamos os diversos instrumentos na Internet de “ferramentas”. Entre as redes sociais destacamos os blogs, que têm uma potencialidade incalculável, com uma abrangência sem limites. O que for postado vai para o mundo e sensibiliza corações e mentes que nem conseguimos imaginar. Pode fazer um bem muito grande.
Gostaria de parabenizar o Nordeste II pelo trabalho já realizado formando sua rede através da ferramenta blog. Sabemos que a maioria de suas dioceses já está interligada. Que isto seja de estímulo para os outros Regionais. Parabenizo também o Joseilton, seu esforço e empolgamento, grande articulador no Regional.
Como membro da Comissão Nacional de Catequese, tenho esperança e confiança nesse trabalho virtual. Sendo bem articulado, teremos nas mãos uma força e uma ajuda muito grande na catequese, mesmo sabendo que a melhor catequese passa pelo contato humano, pelo aconchego e o calor humano.

*Membro da Comissão Nacional da Catequese