domingo, 29 de abril de 2012

Estudos de Catequese

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Síntese da Doutrina Católica



Definição:
Catecismo é um gênero de texto instrutivo a respeito das principais doutrinas católicas. Caracteriza-se pela exposição do tema com a conseqüente fundamentação bíblica e magisterial.

Histórico:
O moderno catecismo católico foi promulgado pelo papa João Paulo II em 1992. Seu processo de redação durou seis anos e foi coordenado pelo então cardeal Joseph Ratzinger. Em 2005, foi lançada uma versão mais compacta intitulada de Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. Em 2011, foi lançado na Alemanha o Youth Catechism (YOUCAT), um catecismo em linguagem jovem redigido sob a coordenação do cardeal Christoph Schönborn que se tornou a maior sensação entre juventude católica na internet neste ano.
O catecismo mais antigo da história é a Didaquê (Instrução dos Doze Apóstolos). Este foi escrito provavelmente entre os anos 70 e 90 depois de Cristo na Palestina.

Estrutura e Conteúdo:
A forma do Catecismo inspira-se na grande tradição dos catecismos que articulam a catequese em torno de quatro pilares: a profissão da fé batismal (o Símbolo), os sacramentos da fé, a vida de fé (Mandamentos) e a oração.
1ª parte - A profissão de , baseada no Credo, cujo objeto é o mistério cristão:
Começa por expor em que consiste a Revelação, onde trata o tema de como Deus se dirige ao homem e como o homem responde a Deus. Resume os dons que Deus outorga ao homem, como Autor de todo bem, como Redentor e como Santificador.
2ª parte - A celebração do Ministério Cristão, que trata da Liturgia:
Expõe sobre as ações da liturgia da Igreja, particularmente nos sete sacramentos.
3ª parte - A vida em Cristo, baseada no Decálogo, apresenta o agir cristão:
Apresenta a fé da Igreja sobre o fim último do homem, criado à imagem de Deus: a bem-aventurança e os caminhos para chegar a ela. Trata assim do agir reto e livre, com ajuda da fé e da graça de Deus, ou seja, do agir que realiza o duplo mandamento da caridade, desdobrado nos Dez Mandamentos de Deus.
4ª parte - Oração Cristã, expressada no Pai-Nosso:
Aborda o sentido e a importância da oração, terminando com um comentário sobre os sete pedidos da oração do Senhor.[1]

Principais questões:
Por que se crê em Deus? O que é a Revelação de Deus? Quais as características da fé? O que são os Símbolos da Fé? Qual é o mistério central da vida e da fé cristã? Se Deus é onipotente e previdente porque há o mal no mundo? Como se compreende a realidade do pecado? Porque é que o filho de Deus se fez homem? Por que é que a morte de Cristo faz parte do desígnio de Deus? Quais sinais “atestam” a ressurreição de Jesus? Qual é a missão da Igreja? Como considerar os cristãos não católicos? Por que é que a Igreja se chama Católica? Como conciliar o inferno com a bondade infinita de Deus? Como é que a vida moral cristã está ligada a fé e aos sacramentos?


[1] Texto literalmente transcrito da Wikipédia, 2012.