domingo, 6 de maio de 2012

As duas dimensões da fé cristã:

“EU CREIO” E “NÓS CREMOS”: A DIMENSÃO PESSOAL E A DIMENSÃO COMUNITÁRIA DA FÉ[1]

O culto público e a ação social representam o aspecto
comunitário da fé.
A fé cristã possui duas dimensões: A pessoal e a comunitária. A pregação é uma missão da Igreja. Esta propõe o que se acredita à pessoa que está sendo evangelizada. Esta, por sua vez, acolhe a proposta com sua fé.
Portanto, a fórmula e o conteúdo da fé são guardados e zelados comunitariamente. As ações litúrgicas e sociais são o aspecto comunitário da fé. As pessoas podem rezar sozinhas, expressar sua fé individualmente. Mas o cristianismo é essencialmente comunitário. As orações, as reuniões, ou seja, o culto público, tudo isso é vital para a sobrevivência do cristianismo dentro de sua autêntica proposta.
As pessoas reunidas têm mais força para desenvolver seus deveres cristãos. Pois quando elas se encontram, oram em conjunto, alimentam a fé uma das outras, conhecem os problemas da comunidade. Enfim, expressam sua comunhão de fé.
No âmbito pessoal, cada um expressa a sua fé conforme sua personalidade, seu modo de ser. Existe esta liberdade. Até porque a fé é uma resposta pessoal. O que devemos distinguir é que a fórmula da fé é definida comunitariamente. Assim como a Bíblia pode ser lida individualmente, mas é interpretada comunitariamente.
Seria difícil sustentar uma Igreja na qual cada pessoa tem sua doutrina. Naquilo que fundamental para a salvação deve ser de comum acordo acreditar. Se um católico, por exemplo, defende uma doutrina não-cristã. Ele tem direito de acreditar nela. Mas é preciso ter consciência de que ele não está sendo católico, pois não está havendo comunhão de fé. “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4,5).

Atos dos Apóstolos 2, 42:
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

[1] Questão debatida no encontro sobre Estudos do Catecismo em Conceição de Ipanema, no dia 5 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário